O que é taxonomia?

Esse artigo foi copiado do Drupal-BR. Todos os créditos pertencem ao seu devido autor: aleagi.
Link original: http://goo.gl/sWpXT

Do Grego verbo ??????? ou tassein = "para classificar" e ????? ou nomos = lei, ciência, administrar.

Como minha formação acadêmica é na área das ciências biológicas (Biologia Marinha) e também como atuei na área de taxonomia sistemática, estava acostumado com o termo taxonomia, pois biologia sem classificação não funciona. Precisamos identificar e classificar os animais, plantas, pedras, fungos, etc...

Mas só serve para a Biologia?

Não. Ela serve para classificarmos qualquer coisa!

O ser humano tem uma necessidade de organização. Nosso cérebro funciona assim e isso nos ajuda a sermos mais, digamos, práticos e eficientes... E porque não dizer felizes.

Salvo os paranóicos de plantão, que ordenam as camisetas, meias e cuecas em escala de cor descrescente, das mais escuras para as mais claras...

Esses não sabem aproveitar a taxonomia para serem mais felizes e precisam visitar um psicólogo! @:P

Brincadeira!

Bem, o Drupal, semântico como ele, decidiu e arriscou ao utilizar uma palavra difícil, pouco usual, para nomear um de seus mais poderosos e importantes recursos: A TAXONOMIA!

Para o Drupal a taxonomia é separada em vocabulários. Isso permite que possamos ter várias classificações diferentes para o mesmo tipo de conteúdo ou node.

Para exemplificar, vamos tentar classificar frutas.

Digamos que já tenhamos criado um tipo de conteúdo (opa, coisas novas aqui... Em breve um texto explicando o que é Tipo de Conteúdo e como funcionam) chamado "fruta", que insere um node desse tipo no sistema.

Como sabemos existem centenas (senão milhares) de tipos de frutas diferentes e cada um de nós tem as suas preferências, mas é inievitável nosso contato com elas!

Podemos começar com a irresistível banana e ir até as "frutas básicas" como maçã, mamão e pera, sem deixar de mencionar as exóticas Kiwi e melancias quadradas japonesas! Melancias quadradas!!! Onde vamos parar? @:|

Porém, nossos nodes são criados no sistema e ficam espalhados, ao "léu" e sem nenhuma forma de ordenação. Agora é a exata que precisamos usar a Taxonomia.

Vamos classificar essas frutas já!!!

No Drupal podemos criar vários vocabulários (nome dado ao conjunto de termos que irá classificar um conjunto de nodes). Estes vocabulários podem abrigar vários termos.

Termos são as palavras que classificam o conteúdo.

Por exemplo, podemos querer classificar as frutas pelo seu tipo de sementes.

Criamos um vocabulário chamado Semente e colocamos as seguintes opções: Interna e Externa.

Para criar um novo vocabulário, fazemos:

  1. Após estar logado como usuário com permissões de criar vocabulários, visitar: /admin/content/taxonomy/add/vocabulary
  2. Digitar um nome para o vocabulário;
  3. Inserir uma descrição (no nosso caso: Classificação da semente em interna/externa);
  4. Texto de ajuda (para instruir o usuário que criará o node como proceder para selecionar os termos;
  5. Selecionar o(s) tipo(s) de conteúdo que serão classificados por este vocabulário;
  6. Selecionar o tipo de vocabulário a ser utilizado:
    1. Tags (Os termos são inseridos na hora de criar o node. O sistema faz uma verificação via Ajax nos termos já inseridos e sugere termos próximos conforme se digita);
    2. Seleção Múltipla (Oferece uma lista de termos pré-definidos que podem ser selecionados. A diferença desse para as tags é que este não permite a criação de novos termos, apenas permite escolher um (ou mais do que um) dos termos já existentes;
    3. Requerido (Torna obrigatório o preenchimento do campo taxonomia no ato da criação do node);
  7. Selecionar o peso, que é a ordem em que os vocabulários aparecerão na hora de criar os nodes, isso se houver mais do que um vocabulário ativado para o tipo de conteúdo.

NOTA: Caso nenhum dos dois primeiros itens for selecionado o vocabulário entra com o seu funcionamento padrão que é mostrar uma lista de termos onde pode ser escolhido apenas 1.

Lembrem-se, nosso vocabulário fictício é um vocabulário normal (não permitimos a criação de novos termos e não podem ser selecionados mútiplos termos), portanto, adicionamos os termos Semente externa e Semente interna neste vocabulário e aí podemos classificar nossas frutas!

Ok, mas como inserimos novos termos em um vocabulário?

Para criar um novo termo, temos que:

  1. Após estar logado como usuário com permissões de criar vocabulários, visitar: /admin/content/taxonomy/1/add/term (onde 1 é o VID - vocabulary ID ou o ID do vocabulário);
  2. Digitar o nome do termo;
  3. Digitar uma descrição para o termo (serve para tentar melhorar a escolha, evitando dúvidas na hora de escolher);

Caso seu termo não tenha nem sinônimos nem seja um "subtermo" (termo ligado diretamente a outro termo, como por exemplo: Casca > mole ou dura), é só clicar em Salvar.

Porém, vamos detalhar um pouco melhor estas opções:

Superiores: Caso o termo criado seja um subtermo. Em qual item principal ele se encaixa?
Termos relacionados: Serve para colocar termos parecidos juntos. Usa o padrão de seleção "AND" (Termo X E Termo Y).
Sinônimos: Serve para colocar termos parecidos, juntos. Usa o padrão de seleção "OR" (Termo X OU Termo Y).
Peso: Determina a ordem em que os termos serão exibidos.

Agora que já sabemos criar um vocabulário, selecionar o tipo de comportamento dele e já criamos os termos, vamos Voltar às nossas futas, e começar a classificá-las sem parar! Vamos começar com a classificação das frutas em relação às suas sementes.

Podemos então editar, por exemplo, o node "cajú" e no espaço reservado para o vocabulário irá aparecer uma caixa de seleção: Semente externa, Semente interna. Basta selecionar Semente externa e pronto, a classificação começou. @:)

Agora você não vai resistir e não vai conseguir deixar de usar mais e mais vocabulários para classificar suas frutas.

E as possibilidades são "infinitas" para as classificações...

Podemos classificar, por exemplo, as frutas baseadas pelo seu sabor: amargas, doces, salgadas ou ainda ácidas/azedas.

Note que neste caso podemos usar a Opção avançada sinônimo para unir as frutas de sabor os sabores ácido e azedo em um só grupo. Isso significa que, para gerar uma listagem de nodes com estes termos (ácidos ou azedos), TANTO FAZ selecionar um ou o outro, já que são sinônimos.

Quer ir mais longe?

Podemos classificar ainda:

  • Vocabulário para classificar as frutas em relação ao seu formato;
  • Vocabulário para classificar as frutas em relação ao local de origem;
  • Vocabulário para classificar as frutas em relação ao tipo de local de crescimento;
  • .
  • .
  • .

Classifique seus nodes e torne seu website mais organizado!

Não se esqueça de que há vocabulários que podem ser utilizados para vários tipos de conteúdo. Portanto, digamos que além das frutas comecemos a criar nodes do tipo "Legumes" e ainda "Verduras". O vocabulário sabores, por exemplo, poderá ser utilizado para ambos!

Planeje-se e organize seus nodes!