O que é Drupal?

Esse artigo foi copiado do Drupal-BR. Todos os créditos pertencem ao seu devido autor: xRodrigox.
Link original: http://goo.gl/THJ9h

O Drupal é uma plataforma de site dinâmica que permite a usuários individuais ou comunidades publicar, gerenciar e organizar uma grande variedade de conteúdo. O Drupal integra muitos dos recursos populares de sistemas gerenciadores de conteúdo, blogs, ferramentas colaborativas e software de comunidades baseada em discussões em um único pacote fácil de usar. Como um projeto de código aberto mantido e desenvolvido por uma comunidade, o Drupal é livre e grátis para download e uso. Se você gostar do que aprender aqui, por favor trabalhe conosco para expandir e refinar o Drupal para servir às suas necessidades.

Uma grande variedade configurações de sites

Habilitando e configurando módulos distintos, um administrador pode desenvolver um site único, que pode ser usado para uma combinação de gestão de conhecimento, publicação na web ou interação de comunidades. Para que você entenda melhor essas muitas possibilidades, a seguinte lista de funções foi organizada com características comuns da web:

  • Gerenciamento de conteúdo. Através de uma simples interface baseada no seu navegador, membros podem publicar para vários módulos de conteúdo: histórias, blogs, enquetes, imagens, fóruns, downloads, etc. Administradores podem escolher entre múltiplos temas ou criar o seu próprio para dar ao site uma aparência única. O sistema de classificação flexível permite classificações hierárquicas, indexação cruzada de posts e definição de categorias múltiplas para a maioria dos tipos de conteúdo. O acesso ao conteúdo é controlado através de definições de papéis pelo administrador. Páginas do site pode exibir mensagens por tipo de módulo ou conteúdo categorizado, com exportação em RSS separada por cada tipo de exibição. Usuários também podem fazer busca por palavra chave em todo o site.
  • Blog. Uma instalação simples pode ser configurada como um blog pessoal único ou vários blogs pessoais. O Drupal suporta a API do Blogger, provê alimentadores RSS para cada blog individualmente e pode ser configurado para pingar diretórios de blogs como por exemplo blo.gs e weblogs.com quando novo conteúdo for postado na página principal.
  • Comunidade baseada em discussões. Um site que usa Drupal pode agir como um site de notícias semelhante ao Slashdot e/ou fazer uso de um fórum de discussão tradicional. Quadros de comentários, anexados à maioria dos tipos de conteúdo, fazem com que os usuários possam discutir facilmente novas mensagens.
  • Colaboração. Usado para gerenciar a construção do Drupal, o módulo de projeto é apropriado para ser usado em outros projetos de software de código aberto. O módulo book, similar a um wiki colaborativo inclui controle de versão, fazendo com que fique fácil para grupos criem, revisem e mantenham documentação ou qualquer outro tipo de texto.

Para uma lista de recursos mais detalhada, dê uma olhada na nossa lista de recursos. Para exemplos de possíveis implementações de veja os sites no estudos de caso com Drupal ou visite alguns dos muitos sites que usam o Drupal.

Requisitos básicos para instalação e configuração inicial

A plataforma básica do drupal, módulos adicionas e muitos temas estão livrementes disponíveis para download sob a GNU GPL. O Drupal, escrito em PHP e usando tanto MySQL quanto PostgreSQL como banco de dados no backend, pode rodar em muitas plataformas, incluíndo os servidores Web, Apache ou IIS da Microsoft. Informações mais completas e instruções específicas sobre os requisitos de sistema, instalação e configuração estão disponíveis no guia do administrador.

A comunidade Drupal: desenvolvimento e suporte

Como um setor de comunicação e espaço para gerenciamento do projeto, o drupal.org inclui membros que usam o Drupal como uma solução para site pessoal; profissionais de TI implementando o Drupal para clientes; e programadores, escritores e outros, contribuindo para o crescimento do Drupal como um projeto de código aberto. Membros trabalham juntos para manter um desenvolvimento extensivo e suporte no site:

  • Suporte. Usuários que experimentam dificuldades instalando e configurando o Drupal, primeiramente devem consultar o guia do administrador, muito do que também é encontrado na seção ajuda na seção administração de cada instalação do Drupal. Em casos onde a documentação falha em prover uma solução, busque no fórum de suporte e arquivos da lista de discussão. Se a solução não estiver disponível, por favor descreva uma descrição detalhada do problema, incluíndo a versão do Drupal, e envie ao local adequado. Nota: todo o suporte é provido por uma base de voluntários e depende da boa vontade da comunidade; por favor seja paciente em suas requisições de suporte.
  • Desenvolvimento. O guia de desenvolvedor do Drupal contém informações sobre a arquitetura do Drupal, especificações da API, guias para desenvolvedores de temas e módulos e instruções para contribuir com seu código para o projeto. O sistema de rastreamento de bug deve ser usado para enviar bugs, idéias para novos recursos, sugestões de melhorias para o drupal.org e contribuir com idéias de usabilidade e documentação. Para aqueles que estão interessados em contribuír ao desenvolvimento deve também considerar a se juntar à lista de desenvolvedores do drupal.

Saiba mais

Veja os links abaixo e outras seções do Manual do Drupal, e muitas discussões nos fóruns para mais informações.